Na Falta de Recursos

Na Falta de Recursos

Acredite ou não a falta de recursos é um prato cheio para a criatividade. Sejam recursos financeiros, humanos ou de produção. 

Ex.: Roberto não sabia mais o que fazer para receber o empréstimo realizado para um amigo. Ele já tinha falado, cobrado e até ameaçado, mas não conseguia ver a cor do dinheiro. Certo dia, o devedor veio com uma proposta:

- Eu vou te pagar, Roberto. Mas não em dinheiro.

- Vai pagar como, então?

- Vou te dar a única coisa que eu tenho: uma máquina.

- Máquina? Que máquina?

- Uma máquina que produz lãs de aço, Roberto. Vale um dinheirão...

- Mas você tá louco? O que eu vou fazer com isso?

O ano era 1948 e ninguém no Brasil tinha ouvido falar em lã de aço, uma novidade que fora criada nos Estados Unidos e que mesmo lá ainda era pouco comercializada. Roberto tentou vender o equipamento, passar o pepino adiante, mas ninguém se interessou. Já que não tinha outro jeito, o homem colocou a máquina para funcionar e iniciou a produção das tais lãs de aço.

Depois, foi de porta em porta oferecer a novidade para as donas de casa, como auxílio de limpeza doméstica. Afinal, o produto permitia polir panelas, limpar louças, azulejos, vidros e muito mais. No início, as mulheres receberam a novidade com desconfiança: uma esponha áspera, de aspecto totalmente diferente das demais e que, ainda por cima, prometia tanta versatilidade?

Mas logo os clientes perceberam as 1.001 utilidades do Bombril. Já no primeiro ano, as vendas da revolucionária esponja chegaram a 48 mil unidades. Animado com o sucesso, Roberto Sampaio Ferreira viajou aos EUA, trouxe duas novas máquinas e triplicou a produção.

Estava criado o produto que se tornaria sinônimo da categoria e, durante muito tempo, a marca mais lembrada do Brasil. De acordo com a revista americana Advertising Age, o Brasil é o único país do mundo onde uma marca conseguiu bater a Coca-Cola em índice de lembrança. 

Quando temos capital de sobra fazemos as coisas da mesma maneira que sempre fazemos. Por outro lado, em ambientes de restrições, com ameaças e pouco dinheiro, apelamos para a imaginação e geramos novas ideias que podem resultar em excelentes oportunidades de negócios. O importante é não se desesperar e manter a calma.

Da próxima vez que você ou sua empresa estiverem vivendo uma situação momentânea de falta de recursos, sejam eles financeiros, humanos ou de qualquer outro tipo, não desanime!

Use suas restrições como um motor para encontrar uma saída.









Total de visitas: 6816