Administração Segundo a Bíblia

Administração Segundo a Bíblia

Você já deve estar cansado de ouvir falar de livros que se propõem a ser “a bíblia do mundo dos negócios”. Mas o que diria se soubesse que a própria Bíblia — o livro sagrado, a Palavra de Deus — pode ser a melhor fonte de inspiração para uma carreira bem-sucedida? Que tal descobrir as chaves para o sucesso pessoal e profissional em textos divinamente inspirados, escritos por reis, profetas e apóstolos que fizeram do cristianismo o maior empreendimento de todos os tempos?       

O lívro contém lições diárias, avalizadas por um versículo bíblico, que orientam o leitor nos principais dilemas do ambiente corporativo. Ao fim da leitura, seremos confrontado com questões empresariais mais recorrentes (competição, visão, gerenciamento de pessoal, administração de tempo, entre outras) a partir de uma nova perpectiva a mesma que levou pessoas comuns a realizarem feitos extraordinários.

Obs. Aqui você estará recebendo apenas alguns trechos de cada lição.  

Textos divinamente inspirados por reis, profetas e apóstolos...

Você pensa na concorrência antes de iniciar um novo empreendimento?

O princípio bíblico de "calcular o custo" se aplica tanto a situação de negócios quanto a decisões espirituais. Quando lançamos um novo empreendimento ou expandimos um negócio atual, é necessário avaliar primeiramente a concorrência existente, como também a que mais tarde entrará na luta.

Você cuida dos pequenos problemas antes que eles se tornem grandes?

Aja imediatamente! Telefone para o cliente que perdeu e ganhe-o de volta. Cobre mais uma vez para receber a conta atrasada. Ao adotar o princípio de "cuidar das pequenas coisas", o sucesso vem em seguida.

Você realmente se preocupa com a qualidade do serviço ou produto que oferece?

Sempre que falhamos em servir plenamente ao consumidor ou oferecemos menos do que nosso melhor produto ou serviço, estamos usando "balança enganosa". Sempre que enviamos deliberadamente um produto que não é de primeira qualidade ou não nos esforçamos ao máximo em favor do cliente, usamos medidas enganosas.

Quando oferecemos ao cliente todo dia o melhor, com tudo o que ele tem direito, Deus abençoa nosso esforço, e habitaremos "no meio da terra fértil" (Mq 7:14)

Você comunica com clareza sua visão empresarial aos funcionários?

O professor Howard Hendricks, do Seminário Teológico de Dallas, faz este comentário simples sobre liderança: "Olhe para trás. Se ninguém o estiver seguindo, você não está liderando; apenas passeando". Como empresários ou gerentes, se falhamos em comunicar adequadamente a visão da empresa aos funcionários, não será nenhuma surpresa se eles não seguirem nossa liderança.

Você administra bem sua empresa ou ela está cheia de dívidas?

Antes de assinar um pedido de empréstimo, analise com cuidado cada dívida. Faça a você mesmo as seguintes perguntas: Se todos os empréstimos fossem cobrados hoje, como eu honraria esses compromissos? Tenho capacidade de pagar todas as minhas dívidas? Se você deve mais do que o valor de seu patrimônio, é provável que a resposta seja "não". Cuidado: os credores aparecem de repente, no pior momento.

Seus funcionários estão motivados?

Observe o grau de motivação de seus funcionários. Seus funcionários demonstram uma atitude positiva para com você e uns para com os outros? Não fique tempo demais dentro do escritório. Saia. Dê uma volta pelos escritórios, pela loja, pelo galpão ou pela fábrica. Verifique como estão seus funcionários. Dê o exemplo, demonstrando uma atitude positiva.

Quando a empresa enfrenta grande problemas, você é sincero com os funcionários?

Quando a adversidade atinge a sua empresa, seja sincero e franco com os funcionários. Explique a situação e comunique sua disposição de encontrar uma solução em conjunto. Afinal, não é só você ou a empresa que está sofrendo. Se você for franco e sincero quanto ao problema, se surpreenderá com o resultado: trabalho de equipe e camaradagem.

Os clientes se sentem bem quando visitam sua empresa?

Avalie as instalações de sua empresa. Tem certeza de que causará boa impressão aos clientes? Ninguém gosta de fazer compras numa loja caindo aos pedaços ou entrar em um escritório em desordem. O depósito sujo ou a fábrica desorganizada levanta dúvidas quanto à qualidade do produto que sai dali. Quando o cliente entra, ele fica bem impressionado ou horrorizado com o que vê? Descubra meios de tornar sua empresa mais atraente para os clientes sem gastar muito. Pinte o local. Limpe os carpetes. Melhore o aspecto de sua empresa e perceberá, surpreso, a reação positiva de seus clientes.

Seus clientes estão sempre satisfeitos?

Um pastor sábio conhece um bom pasto, água fresca e proteção para suas ovelhas. No mundo dos negócios, as necessidades dos clientes nem sempre são tão evidentes. Cuidado para não achar que, se não se queixam, é porque estão felizes e satisfeitos. No mercado de hoje, os consumidores vão aonde suas necessidades são atendidas. Não durma no ponto, nem deixe a competição tirar os seus melhores clientes.

 

 









Total de visitas: 6790